
Um Azoospérmico simpático que escreve...
Na minha busca incessante, achei esta a condicionante mais irónica. "Anormalidade Morfológica", a causa da imobilidade dos caros soldados, advém exatamente da maneira como se apresentam. Ou seja, apresentam características anormais que impedem a mobilidade, para esta condição, li o nome de teratozoospermia.
A título de mera curiosidade, "terato" evoluiu do latim, "terás-", "atos", prefixos que codificam a disformidade, montruosidade. Claramente que as pessoas estudantes de infertilidade masculina terão que ter uma espécie de síndrome assentimental, não se pode ter coração e dizer, "o senhor é infertil porque os seus soldados são disformes e monstruosos". (esta pode também ser uma explicação do uso de vocábulos exponencialmente complicados, diz-se a verdade, a pessoa não percebe a gratificação do que lhe disseram e exaspera mais feliz do que deveria estar, enquanto se afoga na ignorância do não entendimento).
De qualquer maneira, a monstruosidade dos soldados pode ir desde uma forma de cabeça muito turgida, (que faz lembrar um balão de ar quente), a duas caudas flageladas.
Para uma melhor compreensão de o porquê de teratozoospermia causar infertilidade masculina e não unicamente mutações no embrião, vamos trânspor esta condicionante biológica para o nosso macro-ambiente. Estamos numa corrida de bicicletas de 200 metros, com o pequeno detalhe de que todas as bicicletas têm um défice, que impossibilita a sua mobilidade normal, (uma roda a menos, o volante desalinhado, 3 rodas não paralelas). Como a única maneira de chegar à meta é de bicicleta, então após uns longos três dias, ninguém teria alcançado a meta, e observariamos todos os ciclistas frustrados a 5 metros da linha de partida.

Bibliografia:
http://europepmc.org/abstract/med/11787186
http://www.ipgo.com.br/wp-content/uploads/2011/07/Figura-3-5.jpg
http://www.apurologia.pt/guidelines/Infert-Mascu.pdf
Catarina Frias nº3