
Um Azoospérmico simpático que escreve...
O que são Hipospádias?
As hipospádias são a principal malformação congénita que ocorre nos humanos de sexo masculino. A principal característica das hipospádias é a presença de uma uretra que não chega até à glande ou cabeça do pénis, sendo portanto mais curta e abrindo-se na parte de baixo do mesmo. Uma outra característica da hipospádia é a presença de um tecido fibroso na parte de baixo do pénis, o que provoca uma curvatura deste, em especial quando a criança apresenta uma ereção.

Causas das Hipospádias:
Suspeita-se que a causa das hipospádias podem derivar a nivel hormonal, ambiental ou genético.
Nivel hormonal: As suspeitas a nível hormonal (endócrino) aparecem pois os indivíduos com hipospádias apresentam baixos níveis de androgénios (por exemplo, a testosterona) e de células infantis. A incapacidade de usar essas substâncias de forma eficaz também pode resultar em hipospádias. Os androgénios são substâncias que estimulam o desenvolvimento de características masculinas.
Nível ambiental: A exposição ambiental ao estrógeno durante o desenvolvimento da uretra também pode ser um fator de risco. A exposição pode ocorrer quando a mãe ingere pesticidas em frutas e legumes e leite de vacas prenhas.
Nível Genético: Suspeita-se de fatores genéticos, pois há um aumento de incidência da doença em gémeos em relação a nascimentos de um indivíduo. A Gonadotrofina Coriónica Humana (hCG) é uma hormona produzida no início da gravidez, que estimula a produção de estrogénio e progesterona. No caso de gémeos, a produção de hCG pode não ser suficiente para impedir o desenvolvimento incompleto da uretra.
Tipos de hipospádias:
Hipospádia distal: A forma mais comum, embora o meato uretral se encontre situado perto da sua localização normal, a face inferior da glande apenas se encontra revestida pelo prepúcio na parte superior.
Hipospádia peniana: O meato uretral localiza-se em algum ponto da face inferior do pénis entre a glande e a raiz. Neste caso, o prepúcio reveste apenas a parte superior da glande. Para além disso, o defeito pode estar associado ao desenvolvimento de uma fita de tecido fibroso no corpo esponjoso, que provoca a curvatura do pénis para baixo, sobretudo quando entra em estado de erecção.
Hipospadia proximal: O meato uretral encontra-se situado na raiz do escroto. Nestes casos, o pénis costuma ter um tamanho reduzido e apresenta uma curvatura para baixo muito acentuada.
Hipospadia perineal: A forma mais extrema e menos frequente. O meato uretral abre-se directamente no períneo (localiza-se entre o saco escrotal e o ânus). Por vezes, o pénis tem um tamanho reduzido e a sua curvatura para baixo é muito significativa.
Para além disso, em alguns casos, o escroto encontra-se partido e apresenta um aspecto semelhante a lábios grandes, enquanto que os testículos são atróficos e não se encontram no escroto, o que dificulta a identificação inicial precisa do sexo do recém-nascido.

Tratamento:
O tratamento começa logo após o nascimento, evitando a circuncisão, pois o prepúcio (pele que recobre o pênis) é essencial para a reconstrução do pênis. Em alguns casos selecionados há necessidade de tratamento hormonal pré-operatório.
A tendência atual é operar preferencialmente entre os 6 meses e 1 ano de idade, diminuindo o risco de trauma emocional. Esta correção cirúrgica é tecnicamente difícil e exige destreza e experiência por parte do cirurgião. Existem mais de 300 técnicas cirúrgicas descritas para correção das diversas variantes de hipospádia. A escolha da técnica mais adequada dependerá do tipo de hipospádia e da experiência do cirurgião, sempre visando os seguintes objetivos:
-
Permitir que o paciente consiga urinar de pé;
-
Função sexual normal com ereção em linha reta e adequada, permitindo a capacidade reprodutora;
-
Melhora estética da aparência do pênis
Netgrafia:
http://www.tuasaude.com/hipospadia/
http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1331414396Urologia_cap43.pdf
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=653
http://www.urologiapediatrica.com.pt/1_problemas_genitais.php?id=42
http://www.infoescola.com/doencas/hipospadia/
Imagens: